A aplicação de mediação aos conflitos empresariais pode, acima de tudo, gerar oportunidades. Quando empregada, por exemplo, para a resolução de um conflito societário, poderá ocasionar na alteração de um contrato social ou estatuto, ou, ainda, na elaboração de novos documentos societários, podendo, até mesmo, culminar na criação de uma nova empresa, onde em um primeiro momento haveria tão e somente uma dissolução.

Neste sentido, convém destacar o caso concreto ilustrado pelo Professor Adolfo Braga Neto:

“Foi o que ocorreu em num caso em que atuamos em que um sócio desejava sair da sociedade por considerar que o relacionamento com os demais sócios estava desgastado de maneira irreversível. A mediação neste caso levou todos a repensarem a inter-relação existente diante da economia em permanente mutação, o que resultou na elaboração de um novo contrato social, com a continuidade de todos os sócios em suas participações societárias na proporção iniciada há mais de 30 anos”.

A mediação empresarial é a negociação entre empresas ou sócios em conflito, que tem como objetivo desfazer impasses ou resolver situações complexas. Alguns exemplos mais corriqueiros:

Mediação Empresarial Comercial: situações entre parceiros comerciais, franqueador e franqueados (geralmente questões de interpretação contratual) e até mesmo entre concorrentes (questões de propriedade intelectual, que envolvem quebra de patente ou uso de marca).

Mediação Empresarial Societária: Desavenças entre sócios podem virar disputas sérias e atingir diretamente a saúde da empresa. Quanto mais o tempo passar e a situação não for resolvida, mais complicada tende a ficar. É aqui que entra o papel do mediador, para evitar que o conflito se torne ainda maior e destrutivo.

A empresa só perde com os conflitos prolongados entre os sócios, as decisões estratégicas não são tomadas, impacta negativamente a equipe e a rentabilidade é abalada.

Mediação Empresarial Corporativa: Entre colaboradores ou entre setores da empresa. São situações delicadas, e essas desavenças podem atingir o desempenho da equipe/setor e refletir nos números finais da empresa. Fazer uma mediação com um terceiro totalmente desvinculado do dia a dia da empresa facilita a solução do conflito.


Deixe uma resposta